domingo, 27 de janeiro de 2008

A frase da semana!

Estou eu lendo a Veja dessa semana, e eis que leio uma frase excelente, da atriz Débora Falabella. Ela disse: "ator não tem de dar opinião sobre tudo!"
Perfeito!
Eu já disse isso, indiretamente, neste blog. É muito comum que as pessoas dêem muito valor ao que pensa a "classe artística", sobretudo se se tratar de um "artista engajado". Eu me lembro de que na campanha eleitoral era comum a circulação de e-mails com trechos de entrevistas desses "artistas engajados" declarando voto em Lula. Um deles trazia um trecho de uma entrevista de Ariano Suassuna em que ele defendia Lula e seus "projetos sociais". No final, Ariano declarava que votaria no barbudo. O título do e-mail era o seguinte: "mais um para a direita desqualificar". Errado!
Ninguém precisa desqualificar Ariano Suassuna, um dos maiores prosadores brasileiros do século passado, e um dos maiores vivos hoje em dia, só porque ele votou e continua votando em Lula. Mas é possível - e necessário, na minha modesta opinião - desqualificar o seu pensamento político. O que ele falou nessa entrevista foi um monte de bobagem. E ele fala muita bobagem, sobretudo quando insiste em exercer o seu antiamericanismo exacerbado, como um típico esquerdista de miolo mole. Mas e daí? Ele continua sendo um escritor de primeira linha.
O que as pessoas precisam saber é que ser famoso não dá a ninguém o dom da verdade, nem faz com que alguém passe a ser especialista em generalidades.
A frase de Débora Falabella sintetiza essa idéia muito bem. Eu já gostava dela como atriz, e agora gosto ainda mais.

Nenhum comentário: