sábado, 16 de maio de 2009

Se você não é capaz de fazer uma coisa, não se envolva numa situação que exigirá essa atitude de você.

Nesse período em que estou de repouso, por causa do acidente, aproveito para ver um filme por dia. Está sendo uma boa oportunidade para assistir aos filmes da Cinemateca Veja, que adquiri recentemente. Um dos filmes a que assisti foi "Los Angeles, cidade proibida", sem dúvida o melhor filme policial que eu já vi.
Várias coisas podem ser destacadas no filme, sobretudo a atuação espetacular de Russell Crowe como o truculento policial Bud White.
Mas o que mais me marcou no filme foi a cena em que o chefão da polícia de L.A. se dirige ao novato e acadêmico Edmund (Guy Pearce) e dispara: "você torturaria um bandido para arrancar-lhe a confissão?" Edmund prontamente responde "não!". Outras perguntas do mesmo nível se repetem, e a resposta continua sendo um sonoro "não". O chefão conclui: "então não se meta a ser detetive da polícia de L.A.".
No final das contas, o cerebral Edmund Exley até se dá bem como detetive policial, mas não sem antes cometer algumas das barbaridades que jurou jamais fazer.
Isso, portanto, deixa claro o valor da lição de moral que aquela cena do filme traz: se você não se sente capaz de fazer algo, não entre numa situação que vai lhe exigir esse algo. Senão, amigo, você vai viver a vida cometendo os mesmos erros.
(LEIA O POST ABAIXO)

Nenhum comentário: