segunda-feira, 25 de julho de 2011

Eu sou um libertário. Não me confunda com um direitista nem com um esquerdista.

ESCREVI O TEXTO ABAIXO PARA O BLOG DO LÍBER, COMENTANDO A ASSOCIAÇÃO EQUIVOCADA QUE MUITOS FAZEM ENTRE LIBERTÁRIOS E DIREITISTAS CONSERVADORES, PELO SIMPLES FATO DE AMBOS APOIAREM O CAPITALISMO:

Uma explicação muito importante.

25/7/2011 André Luiz Santa Cruz Ramos
Depois do terrível massacre ocorrido em Oslo, alguns amigos meus vieram brincar comigo: “e aí, viu que o assassino norueguês é de extrema direita?”
É sempre assim. As pessoas insistem na dicotomia esquerda x direita, e acham que qualquer defensor do capitalismo é de direita, enquanto qualquer defensor do socialismo é de esquerda. Aqueles bem pensantes relativistas que criticam os dois regimes, afirmando que nenhum deles é perfeito, é jogado na grande vala da terceira via ou coisa parecida. É uma visão tosca, pobre, estúpida.
Como nosso presidente, Bernardo Santoro, já explicou em texto recente, nós não adotamos essa concepção tradicional Bobbiana. Nós adotamos o Diagrama de Nolan. Veja lá onde os libertários se encontram e perceba que não nos confundimos nem com os partidos de direita, nem com os partidos de esquerda.
No caso do assassino de Oslo, basta ver que ele era xenófobo, algo que qualquer libertário está bem longe de ser. Aliás, sobre o tema imigração, veja bem o que o Líber defende:

A questão: Estrangeiros que fogem da opressão de seus países e buscam melhorar de vida tentam migrar e viver no Brasil.
O Princípio: Sustentamos que os direitos humanos não devem ser negados ou restringidos com base na nacionalidade. Estrangeiros sem documentação não devem ser impedidos de exercer seu direito fundamental de trabalhar e de ir e vir sem serem importunados. Ademais, a imigração não deve ser restringida por motivos de raça, religião, crença política, idade ou preferência sexual. É injusta a promoção de incentivos para retornarem a seus países.
Soluções: Acabar com a deportação de cidadãos pelo Governo Federal com base na falta de documentação para estar no país. Rejeitar todas as medidas que punem empregadores que contratem trabalhadores sem documentos de imigração, pois tais medidas oprimem o livre empreendimento, hostilizam os trabalhadores e sistematicamente desencorajam a contratação de imigrantes, legais ou não. Eliminar todas as restrições à imigração, e anistiar totalmente aqueles que entraram no país ilegalmente.

Por favor, não confunda um libertário com um fundamentalista político, seja ele de direita ou de esquerda.

Nenhum comentário: